domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Povo Brasileiro e a Catira

http://www.efdeportes.com/efd139/o-povo-brasileiro-e-a-catira.htm


O povo brasileiro e a Catira
  
 Pesquisa e Desenvolvimento
Danças Brasileiras
(Brasil)
Caroline de Miranda Borgescarol_line.miranda@yahoo.com.br


 
Resumo
          A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. Essa unidade étnica não significa, porém, nenhuma uniformidade, mesmo porque atuaram sobre ela três forças diversificadas: a ecológica, a econômica e a imigração que introduziu novos contingentes humanos que permitem distingui-los hoje como sertanejos, caboclos, crioulos, caipiras, gaúchos, ítalo-brasileiros, teuto-brasileiros, nipo-brasileiros, etc.
          Palabras clave: Povo brasileiro. Catira. Grupos indígenas
 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 139 - Diciembre de 2009
1 / 1 
    Nas três vertentes sócio-culturais influentes no povo brasileiro destaca-se:
A Matriz Tupi
    Os grupos indígenas encontrados no litoral pelos portugueses eram principalmente tribos de tronco Tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais. Eram por volta de um milhão de índios, divididos em dezenas de grupos tribais. Não era pouca gente, porque Portugal naquela época teria a mesma população ou pouco mais.
dança indigena 2.jpg
    Na escala da evolução cultural, os povos Tupis davam os primeiros passos da revolução agrícola, superando assim a condição paleolítica, tal como ocorrera pela primeira vez há 10 mil anos, com os povos do velho mundo.
    A agricultura lhes assegurava fartura alimentar durante todo o ano e uma grande variedade de matérias-primas, condimentos, venenos e estimulantes. Desse modo, superavam a situação de carência alimentar a que estão sujeitos os povos pré-agrícolas, dependentes da generosidade da natureza tropical, que provê com fartura, frutos, cocos e tubérculos durante uma parte do ano e, na outra, condena a população à penúria.
    Os povos tupis apesar da unidade lingüística e cultural nunca puderam unificar-se numa organização política que lhes permitisse atuar conjugadamente. Sua própria condição evolutiva de povos de nível tribal fazia com que cada unidade étnica, ao crescer, se dividisse em novas entidades autônomas que, afastando-se umas das outras, iam se tornando reciprocamente mais diferenciadas e hostis. Criaram-se confederações regionais que realizavam alianças com Portugueses, Franceses e lutavam contra o domínio dos calvinistas e jesuítas. Esses grupos denominados Tamoios, Tupinambás, Carijós, Goitacás, Aimorés,
    Potiguaras lutavam contra a Reforma ou a favor dela, dominados pelos inimigos vindos do “além-mar”.
    Muitos outros povos indígenas tiveram papel na formação do povo brasileiro e sua cultura, alguns deles como escravos preferenciais, por sua familiaridade com a tecnologia dos paulistas antigos, como os Paresi. Outros, como os Bororo, Xavantes, Kayapó, Kaingang e os Tapuia, inimigos irreconciliáveis, imprestáveis para escravos porque seu sistema adaptativo contrastava demais com os dos povos Tupi.
    Um dos povos que se destacaram foram os Guaikuru, chamados índios cavaleiros, devido a sua constituição física, que eram guerreiros agigantados, muitíssimo bem proporcionados, que segundo Félix de Azara apud Holanda – 1986:
“duvido que haja na Europa povo algum que, em tantos e tantos, possa comparar-se com estes bárbaros”
”Não há imagem mais expressiva de um Hércules pintado” (Sanches Labrador – 1910 – Jesuíta Espanhol)
    O Povo brasileiro influenciado pela Europa extinguiu milhares de povos nativos, com suas línguas e culturas próprias e singulares, para dar nascimento às macro etnias maiores e mais abrangentes que jamais se viu.
    A dança indígena era um ritual largamente usado como forma de religião, poder e entretenimento. A maioria das coreografias era circular com um ritmo marcado pela batida dos pés e cantos. Cada grupo tinha sua dança característica, que registrava a importância da família, o respeito pelos mortos, o poder vindo das entidades ali cultuadas com o objetivo de receberem benções de boa colheita e saúde. Os instrumentos utilizados eram flautas, chocalhos, cuias, etc.
    Na catira um dos passos mais utilizados é o chamado “Serra Abaixo”, esse passo se faz presente com o grupo se deslocando em círculo e com uma batida de pé que marca o compasso da dança e mostra a forte influência indígena no seu bailado.
serra abaixo.JPG
A Linha Lusitana
    Com forte influência sócio-econômica, a invasão portuguesa tinha como objetivo juntar todos os homens numa só cristandade, divididas em duas versões, a católica e a protestante.
    Com a destruição das bases da vida social indígena, a negação de todos os seus valores, o despojo, o cativeiro, muitos índios morriam de tristeza, certos de que todo o futuro possível seria a negação mais horrível do passado. Sobre esse povo que caiu a pregação missionária dos jesuítas, que para uma melhor aproximação desenvolviam danças com violas que pelo som encantavam os índios e se aproximavam para um convívio pacífico.
    Os jesuítas trouxeram os santos e as festas dedicadas à adoração hoje muito encontradas nas festas comunitárias de todo Brasil. A catira é uma dança muito apreciada nas festas dos meses de junho e julho onde se destacam os santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antonio. Nas manifestações populares a dança da catira ou cateretê em tupi, é um sapateado executado com forte influência da dança portuguesa, tais como:
    Catira_na_escola_Goias.jpgO Vira é uma dança conhecida como tradicional portuguesa considerada uma das mais antigas, populares e características danças tradicionais deste país. Normalmente é dançado por vários pares em roda, evoluindo no sentido anti-horário: rapazes e moças vão alternadamente ao centro da roda, batendo com os pés e com os braços levantados. O nome desta dança vem do verbo "virar", pois são os seus movimentos característicos. Os passos são acompanhados por violões, acordeões e cantos que falam sobre os aspectos da vida do campo e também dos relacionamentos amorosos.
    O Fado é uma dança de pares soltos com formação em fileiras que se defrontam. Duas violas e um pandeiro fazem o acompanhamento musical, enquanto se desenvolve a coreografia: sapateado dos pares nas fileiras iniciais, evolução por fora e depois por dentro, retorno aos lugares primitivos, troca de pares, um a um, nas fileiras opostas e balanceio simultâneo dos demais em seus lugares. O fado também se dança aos pares, semelhante à quadrilha, com palmeados, sapateados e, algumas vezes, batidas de tamancos seguros nas mãos. Compõe-se de três partes: coritiba (roda de pares em caracol), roda-morena (roda de pares, dois a dois) e fado (quadrilha).
Influência Espanhola
    A maior parte da população brasileira no século XIX era composta por negros e mestiços. Para povoar o território, suprir o fim da mão-de-obra escrava, mas também para "branquear" a população e cultura brasileiras, foi incentivada a imigração da Europa para o Brasil durante os séculos XIX e XX.
    A presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Porém, só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.
    Na década de 1880, chegaram os primeiros espanhóis no Brasil, sendo 75% com destino às fazendas de café em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Imigraram em grande número para o Brasil até 1950, período em que entraram cerca de 700.000 espanhóis no país e eram principalmente oriundos da Galícia e Andaluzia.
    Os maus-tratos contra espanhóis nas fazendas de café e o trabalho semi-escravo fez com que a Espanha passasse a restringir a ida de seus cidadãos para o Brasil. A imigração espanhola foi grande até a década de 1930.
    Os espanhóis introduziram a criação de gado, que rapidamente tornou-se a economia predominante no Rio Grande do Sul. A população se concentrava nos pampas, tendo havido uma fusão de costumes espanhóis, portugueses e indígenas, que deram origem ao tipo regional gaúcho.
    Embora o gaúcho fosse mais português que espanhol, a influência cultural vinda dos países vizinhos tornaram os gaúchos dos pampas bastantes hispanizados, a ponto de falarem um dialeto que misturava elementos espanhóis e portugueses. Nas danças espanholas podemos citar o flamenco, que por suas características de batidas de pé e palmas também vieram por influenciar a catira brasileira.
lundun.JPG    O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral. Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palma e sapateado. Um dos ritmos do flamenco mais rápido é chamado de BULERIA cujo bailarino sapateia em ritmo cadenciado muito próximo a passos do Catira goiano e paulista identificado pelo nome de ROJÃO.
    Outro ritmo do flamenco é o Farruca muito difundido pelo famoso filme “Carmen” onde o bailarino sapateia com as pontas do pé cujos passos são muito lembrados no estilo de catira LUNDUN mais encontrado na região de Minas Gerais.
    Chula é uma dança típica do Rio Grande do Sul com grande influência espanhola e muito parecida com os passos da catira LUNDUN, é dançada em desafio, praticada apenas por homens. Uma vara de madeira denominada lança e medindo cerca de 4 metros de comprimento, é colocada no chão, com dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre a lança. Após cada seqüência realizada, o outro dançarino deverá repeti-la e em seguida realizar uma nova seqüência, geralmente mais complicada que a do seu parceiro.
    Assim, vencerá o dançarino que não perder o ritmo, não encostar na vara ou o que conseguir realizar a seqüência coreográfica dançada como desafio pelo dançarino anterior. Antigamente a chula era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda, disputando o direito de dançar com esta prenda pelo resto do baile. Hoje essa dança é mostrada apenas de forma cultural durante eventos, rodeios, etc., porém não podendo repetir o passo, sapateado, de seu oponente.
Raízes Africanas
    Os negros do Brasil foram trazidos principalmente da costa ocidental africana, destacando-se em três grandes grupos:
    Primeiro as culturas sudanesas – grupos Yoruba chamados nagô, Dahomey chamados de gegê e Fanti-Ashanti chamados de minas – e outras mais oriundas da Gâmbia, Serra Leoa, Costa da Malagueta e Costa do Marfim. O segundo da região islâmicas: Peuhl, Mandinga, Haussa chamados de malé e alufá. O terceiro grupo vindo das tribos Bantu, do grupo congo-angolês, vindos de Angola e Moçambique.
    Desse último podemos tirar grandes influências na dança da catira da região norte como o uso de instrumentos de percussão e um ritmo muito próximo ao ritmo do “tambor de crioula” dança típica africana muito difundida na região.
    O Tambor de Crioula é uma dança de origem africana praticada por descendentes de negros no Maranhão em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.
    Os motivos que levam os grupos a dançarem o tambor de crioula são variados podendo ser: pagamento de promessa para São Benedito, festa de aniversário, chegada ou despedida de parente ou amigo, comemoração pela vitória de um time de futebol, nascimento de criança, matança de bumba-meu-boi, festa de preto velho ou simples reunião de amigos.
    Na catira do Tocantins podemos ver esses instrumentos feitos artesanalmente com seu ritmo marcante e seus dançarinos coreografados em roda como no tambor de crioula.
    A animação é feita com o canto puxado pelos homens com o acompanhamento das mulheres. Um brincante puxa a toada de levantamento que pode ser uma toada já existente ou improvisada. Em seguida, o coro, integrado pelos instrumentistas e pelas mulheres, acompanha, passando esse canto a compor o refrão para os improvisos que se sucederão. Os temas, puxados livremente em toadas, podem ser classificados como de auto-apresentação, louvação aos santos protetores, sátiras, homenagem às mulheres, desafio de cantadores, fatos do cotidiano e despedida.
    A coreografia da dança apresenta vibrantes formas de expressão corporal, principalmente pelas mulheres que ressaltam, em movimentos coordenados e harmoniosos, cada parte do corpo (cabeça, ombros, braços, cintura, quadris, pernas e pés). As dançantes se apresentam individualmente no interior de uma roda formada por um grupo de vários brincantes, incluindo dirigentes, dançantes, cantadores e tocadores. Da roda, participam também os acompanhantes do tambor. Todos acompanham o ritmo com palmas.
    Toda a marcação dos passos da dança é feita por um conjunto de tambores que os brincantes chamam de parelha. São três tambores nos tamanhos pequeno, médio e grande, feitos de troncos de mangue, pau d'arco, soró ou angelim. Um par de matracas batidas no corpo do tambor grande auxilia na marcação. O tambor pequeno é conhecido como crivador ou pererengue; o médio é chamado de meião, meio ou chamador e o grande recebe, entre os tocadores, os nomes de roncador ou rufador.
    Os tambores são bastante rústicos, feitos manualmente de troncos cortados nos três tamanhos e trabalhados exteriormente com plainas para que a parte superior fique mais larga que a inferior. Internamente, o tronco é trabalhado a fogo com o auxílio de instrumentos de ferro para que fique oco. A cobertura do tambor é feita com o couro de boi, veado, cavalo ou tamanduá. Depois da cobertura, é derramado azeite doce no couro que fica exposto ao sol para enxugar e atingir o "ponto de honra", quando é considerado totalmente pronto. Durante a dança, os tambores são esquentados na fogueira para que tenham afinação perfeita.
    Em 2007, o Tambor de Crioula ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
    A Catira une as influências indígenas, européia e africana desenvolvendo uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas. Tanto é exercitado somente por homens, como também por um conjunto de mulheres como na dança indígena. É praticada largamente no interior do Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e em menor escala na região nordeste e sul.
    Os homens e mulheres usam trajes comuns de passeio: chapéu, botina, calça comprida, camisa manga longa e gravatas de lenços.
    O ritmo da dança é marcado por violas, batidas das mãos – palmas - uma contra a outra.
    A Coreografia varia de região para região, sendo Minas Gerais mais tradicionalista e São Paulo e Goiás com influências da linha country americana e é assim apresentada:
Início: o violeiro puxa o rasqueado e os dançadores fazem a "escova", isto é, um rápido bate-pé, bate-mão.
    A seguir o violeiro canta parte da moda, ajudado pelo "segunda" – violeiro que acompanha o cantador - e volta ao "rasqueado".
    Os dançadores entram no bate-pé, bate-mão e dependendo da região pode ser incluídos pulos, transpasses e voltas. 
    Prossegue depois o violeiro o canto da moda, recitando mais uns versos, que são seguidos de bate-pé, bate-mão e pulos.
    Quando encerra a moda, os dançadores após o bate-pé- e bate-mão realizam a figura que se denomina "Serra Acima", na qual rodam uns atrás dos outros, da esquerda para a direita, batendo os pés e depois as mãos.
    Feita a volta completa, os dançadores viram-se e se voltam para trás, realizando o que se denomina "Serra Abaixo", sempre a alternar o bate-pé e o bate-mão. Ao terminar o "Serra Abaixo" cada um deve estar no seu lugar, a fim de executar novamente o bate-pé, o bate-mão.
    Para grupos femininos o ritmo é mais ameno mais atualmente até de salto alto muitos grupos se apresentam com graciosidade e cadência – Goiás.
    Final: encerra-se com o Recortado, no qual as fileiras trocam de lugar e assim também os dançadores, até que o violeiro e seu "segunda" se colocam na extremidade oposta e depois voltam aos seus lugares.
    Durante o recortado, depois do "levante", no qual todos levantam a melodia, cantando em coro, os cantadores entoam quadrinhas em ritmo vivo. Muito comum na região interior de São Paulo e Goiás.
    No final do recortado, os dançadores executam novamente o bate-pé, o bate-mão e pulos dando um ritmo mais acentuado exigindo uma maior coordenação e preparo físico.
    Os ensinamentos são passados de pai pra filho nas festas comunitárias e shows temáticos fazendo perpetuar a cultura e divulgando as raízes influentes na etnia do povo brasileiro.
Fotos 
  • Wosley Torquato da Silva – Uberaba – Minas Gerais – Brasil - 2009
Referências
  • AGUIAR, C.M., Educação, Cultura e Criança, Ed. Papirus, Campinas-SP, 1994.
  • AGUIAR, C.M., Educação, Natureza e Cultura Um Modo de Ensinar, USP, 1998.
  • CANDIDO, A. Parceiros do Rio Bonito, Ed. 34, 1989.
  • DA MATTA, R., Carnavais, Malandros e Heróis, Ed. Zahar, Rio de Janeiro-RJ, 1983.
  • GOMES, Christianne Luce. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.
  • RIBEIRO, D., O Povo Brasileiro, A Formação e o Sentido do Brasil, Companhia das letras, 2001.
  • SOUZA, M. I. G. MELO, V. A. Dança (in) Dicionário Crítico do Lazer (ORG).
  • VEBLEN, THORSTEIN, A Teoria da Classe Ociosa, Editor Vitor Civita, 1983.
Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
revista digital · Año 14 · N° 139 | Buenos Aires, Diciembre de 2009
© 1997-2009 Derechos reservados



Nenhum comentário:

Postar um comentário